Um Lugar Ao Sol, de Érico Veríssimo

Publicidade
  • João de Deus é assassinado, por estar inserido na vida política e ser ligado à oposição. Além disso, Xexé também morre, devido à briga entre o prefeito e Vasco. Com todos esses acontecimentos, somado a cobrança do casarão por Vittorio Gamba para pagar dívida, Clarissa, sua mãe e Vasco mudam-se para Porto Alegre, onde viverão na pensão de Dona Zina, tia de Clarissa.

    Nessa época, Amaro já tinha seus 40 anos, estava sem dinheiro, podendo mal pagar a pensão e sua paixão por Clarissa ainda continuava.

    Publicidade

    Vasco sempre fora maltratado por João de Deus e sua fuga era o campo, para ele o local era como a liberdade. Tal liberdade era característica na vida de Álvaro, pintor e pai de Vasco, que na verdade era um libertino, levava uma vida boêmia. Vasco, é o personagem que mais quer liberdade, idéia compreendida no título “Um Lugar Ao Sol”, trilhar para se encontrar na vida, e há sempre uma luta consigo mesmo para não se tornar igual ao pai.

    Clarissa antes de partir para Porto Alegre recebera recomendação de Dr. Penteado, ao levar tal recomendação para conseguir emprego conhece Fernanda. Esta última é uma personagem complexa de Érico Veríssimo, sendo considerada a mulher fantástica, pois cuida de todos, é tida como uma mãe, e desta forma representando a solidariedade. Pode ser comparada com Ana Terra, da obra O Tempo e O Vento, visto que representa o princípio, a resistência.

    A família de Clarissa muda de casa, vão morar no andar superior perto de Fernanda. Amaro também muda-se para outra pensão, que tem como propietária Dona Docelina, esta vive insinuando-se para Amaro que tornou-se seu escravo sexual, mesmo não concordando com a idéia inicialmente acabou se acostumando, pois era uma forma de receber a melhor comida, roupa limpa e casa sem despesas.

    Publicidade

    Álvaro, o pai de Vasco, retorna e consegue manter bom relacionamento com Vasco, todavia continua um beberrão e parte novamente, alegando ser maluco.

    Noel, marido de Fernanda, produz um livro, recebendo grande apoio de sua esposa e tem a ilustração de seu livro feita por Vasco que vem a ser editor e passa a sustentar a casa, o livro chama-se “Um Lugar Ao Sol”.

    Fernanda revela a Vasco o sentimento que Clarissa alimentava por ele, este apesar de não corresponder ao sentimento, oferece seu abraço.
    null

    Publicidade