O Quinze, de Rachel de Queiroz

Publicidade
  • Dona Inácia, avó de Conceição, é dona da fazenda Logradouro, localizada na região de Quixadá. Durante as férias Conceição costuma ficar com a avó, e assim conheceu seu primo Vicente, por quem se apaixonou. A partir desse amor podemos destacar a temática amor x razão, em que a paixão entre eles não é consumada devido aos problemas de comunicação. Enquanto Conceição é uma mulher culta e intelectual, Vicente era um vaqueiro, além disso Conceição não suportava mentiras e segundo Chiquinha Boa, Vicente teria tido um caso com Zefinha.

    Quanto à diferença social, não há uma separação total entre ricos e pobres, visto que Conceição permite uma fusão pertencendo aos dois mundos. É também perceptível que não há uma divisão entre “maus” ricos e “bons” pobres.

    Publicidade

    Chico Bento é o vaqueiro da fazenda Aroeiras, pertencente à Dona Maroca, e é compadre e vizinho de Vicente. O vaqueiro pode ser comparado com a personagem Fabiano, da obra Vidas Secas, pois assim como o último não era proprietário das terras nas quais trabalhava, passa pela seca sendo necessário efetuar uma jornada em busca de melhores condições de vida, e desta forma trabalhando a idéia de liberdade.

    Cordulina é esposa de Chico Bento, mulher submissa, analfabeta, com o destino determinado pelo mundo. Tal personagem pode ser comparada com Soledade, da obra A Bagaceira, ambas sofrem as conseqüências devido suas escolhas, que no caso é o casamento, somado a isso possuem uma vida limitada pela seca.

    A travessia da seca enfrentada pela família de Chico Bento é repleta de grande dificuldades, incluindo a morte, abandono e fuga dos filhos que se encontravam numa situação de miséria. Josias morre envenenado ao comer uma mandicoca crua num momento de grande fome durante a trajetória. Pedro desaparece, os pais só percebem que o filho havia sumido no meio do caminho e supõem que podem encontrá-lo na cidade que estavam a caminho. Ao chegar na cidade encontram Luís Bezerra, compadre deles e delegado da cidade, e descobrem que seu filho havia fugido com camboeiros de cachaça, antes de partirem novamente recebem mantimentos de Luís. Continuando a travessia chegam ao campo de concentração, local de trabalho de Conceição, e são reconhecidos pela moça, esta oferece emprego para Chico e consegue passagens com destino a São Paulo para ele e Cordulina. Duquinha, filho do casal também era afilhado de Conceição, como o menino estava desnutrido é deixado sob cuidados de sua madrinha.
    null

    Publicidade