Érico Veríssimo

Publicidade
  • Érico Veríssimo, natural de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, nasceu em 17 de dezembro de 1905. Era filho de família abastada, que conheceu a ruína financeira ainda no começo do século XX. Depois de cursar o Colégio do Sul, na capital gaúcha, teve de retornar à cidade natal e trabalhar: foi ajudante de comércio, bancário e chegou a ser sócio de uma farmácia. A esse tempo, era leitor voraz e já namorava Mafalda Halfen Volpe, com quem casaria em 1931.

    Em 1930, mudou-se para Porto Alegre, onde seus primeiros contos já eram divulgados nos jornais. Foi redator e, pouco mais tarde, secretário do Departamento Editorial da revista O Globo.

    Publicidade

    Sua estréia em livro, com Fantoches, em 1932, foi um sucesso que, seis anos depois, recebeu reconhecimento internacional. Viajou diversas vezes aos Estados Unidos, onde deu aulas de Literatura Brasileira na Universidade de Berkeley e foi um dos diretores de departamento da Organização dos Estados Americanos. Viajou para a Europa e o Oriente.

    Suas obras foram traduzidas em vários idiomas e, até sua morte, aos 70 anos, exerceu atividades como jornalista e literato.
    null